css'/> Livro Plantado: Tóquio Cidade Ocupada

Tóquio Cidade Ocupada

15 de novembro de 2016

Autor: David Peace
Editora: Planeta
Páginas: 320
ISBN: 8576658003
Onde encontrar: Amazon

Sinopse: Em Janeiro de 1948, um homem fingindo ser um oficial de saúde vai a um banco ministrar um tratamento para um surto de diarreia. Após tomar os remédios, 12 empregados morrem, 4 estão inconscientes e o 'oficial' foge. Doze vozes contam a história do assassinato fazendo o retrato de uma sociedade que tenta sair do inferno pós-guerra.



  Em 26 de janeiro de 1948, um homem autodeclarado oficial da higiene pública de Tóquio entra no banco Teikoku, diz que recebeu uma notificação sobre a ocorrência de um surto de disenteria na região e que precisa medicar todos os funcionários ali presentes. Uma dose...Outra dose...

   Assim ocorreu o misterioso envenenamento em massa seguido de roubo num banco nos arrebaldes de Tóquio. Dezesseis pessoas foram envenenadas, doze delas morreram. O assassino fugiu.
    Essa história é real, David Peace acrescenta a fantasia na reconstrução histórica desse acontecimento e conta os detalhes através de doze pessoas envolvidas no caso. Dentre elas temos: um xamã, um ex-gangster, um jornalista, uma sobrevivente, um detetive, um soldado russo e um premiado pintor.
    Todos possuem suas visões e experiências particulares no caso, todas narram suas versões sobre o fato. A história em si já é assustadora, mas alguns desses relatos deixam a história mais sombria ainda. A cada capítulo, aos poucos, o personagem acrescenta algo e a história vai se tornando cada vez mais complexa. 
   Confesso que em certos momentos perdi a paciência com essa lentidão, além de possuir trechos muito repetitivos. Talvez faça parte do ambiente sombrio que o autor cria, mas se essa técnica se restringisse em algum momento do livro seria mais palatável, visto que o livro é composto por doze versões diferentes, doze abordagens distintas.
     Fora esse incômodo, a obra acrescentou muito, até então não tinha conhecimento do caso, desconhecia a história do pintor Sadamichi Hirasawa e o envolvimento nos assassinatos. Também tomei conhecimento da Unidade 731 e suas pesquisas secretas sobre armas biológicas que resultaram na morte de 250 mil chineses durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa(1937-1945)e experimentos em humanos durante a Segunda Guerra Mundial.
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário